CMALV 110 a 114

Nº Inventário: CMALV 110 a CMALV 114
Denominação habitual: Bancos de tesoura (5)
Título: N/A
Dimensões: (maior)
Altura (cm): 70.5
Largura (cm): 70.5
Comprimento (cm): 31
Técnica: Entalhado

Descrição/ Historial: Cinco bancos de tesoura, articulados e formados por ripas de secção quadrangular, ligeiramente encurvadas acima do assento. Possuem braços lisos, rectos na parte de fora e ligeiramente curvos no interior. Todas as articulações possuem, à vista, tachas de madeira. Os pés são, assim como os braços, lisos, de secção quadrangular com corte recto na zona assente no chão.
Sobre estes exemplares existentes na CMALV não se possui qualquer documentação que relate a sua proveniência e historial no interior da casa. Poderá, no entanto, supor-se que devido à sua relativa portabilidade, eles seriam levados, por exemplo, para alguns passeios e piqueniques no exterior, ou que seriam usados, no interior da casa, para acomodar as várias visitas que se sabe o poeta Afonso Lopes Vieira constantemente recebia em S. Pedro de Moel.

Actualmente todos os cinco bancos de tesoura pertencentes à CMALV se encontram na varanda. Através de algumas fotografias antigas, consegue perceber-se que eles seriam, de facto, usados pelas visitas de Afonso Lopes Vieira, para se sentarem na varanda, podendo, pela sua portabilidade, ser facilmente mudados de lugar.

Incorporação: Doação (1947)
Localização: Casa-Museu – Varanda
Datação: Desconhecida
Autoria: Desconhecida