Graça Poças Santos

Maria da Graça Mouga Poças Santos, nascida em Lisboa, em 1965.
Obteve o Doutoramento em Geografia (2005), o Mestrado em Geografia Humana (1993) e a Licenciatura em Geografia (1987), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, desde 1988. É investigadora do CIID – Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s).

As suas principais áreas científicas de investigação são: Turismo Religioso e Peregrinação; Turismo Cultural e Património Cultural (itinerários; património; identidade e território; potencial turístico da região de Leiria).

SANTOS, Maria da Graça Mouga Poças (1996) – A Residência Secundária no âmbito da Geografia dos Tempos Livres: análise comparativa dos casos de S. Pedro de Moel e Praia da Vieira, Dissertação de Mestrado, Coimbra: Comissão de Coordenação da Região Centro, 318 p.;
(2006) – Espiritualidade, Turismo e Território: estudo geográfico de Fátima. Dissertação de Doutoramento, Lisboa: Principia, 702 p..
(2008) – Estudo sobre o perfil do visitante de Fátima: contributo para uma acção promocional em comum da rede COESIMA. Porto: Edições Afrontamento, 100 p..

2. Livros (como organizadora ou editora): SANTOS, Maria da Graça Mouga Poças (org.) (2010) – Turismo Cultural, Territórios e Identidades. Porto: Edições Afrontamento e IPL, 388p.

Algumas informações adicionais:
Publicação de vários capítulos em livros, artigos e comunicações (em Portugal e no estrangeiro). Participação como arguente em júris de mestrado e doutoramento. Orientação de dissertações de mestrado. Em 2009 recebeu o Prémio “Contributo para a afirmação do Turismo em Leiria-Fátima” (categoria Trabalhos de Investigação) e, em 2010, o Prémio da Sociedad Argentina de Estudios Geograficos enquanto co-autora do livro CARBALLO, Cristina Teresa (Coord.) Cultura, Territorios y Prácticas Religiosas. Luján: Universidad Nacional de Luján, Argentina.

Retroceder