CMALV 58 – Ecce Homo

Nº Inventário: CMALV 58
Denominação habitual: Ecce Homo
Título: Ecce Homo (título iconográfico)

Dimensões:
Altura (cm): 72.8
Largura (cm): 80.5
Espessura (cm): 10
Técnica: Óleo e folha de ouro(?) sobre madeira

Descrição/ Historial: Tríptico de madeira de orientação vertical, composto por uma caixa central, e duas abas unidas a ela por dobradiças de metal pintado de dourado. Quando fechado, com um fecho de metal também pintado de dourado, parece tratar-se de um móvel de parede, simples, de madeira pintada de castanho com bordadura. É encimado por uma forma semicircular de madeira, com fundo em folha de ouro e cinco conchas pintadas na borda. Ao centro deste remate superior encontra-se ainda pintada a cruz de Cristo, ladeada pelas palavras Ecce Homo. Quando aberta, a peça mostra, na aba esquerda, pintura de Santa Clara(?) e, na aba direita, S. João Baptista(?). As abas possuem ainda uma bordadura em folha de ouro(?). Ambas as figuras ocupam a parte inferior da aba até cerca de 2/3 da sua altura, e encontram-se viradas para o centro, ou seja, para o interior do tríptico. Na zona central da caixa a madeira é pintada de verde, e a parte inferior possui uma espécie de pequena arcada, decorada com pequenas ramas de alfazema pintadas de dourado. No interior desta caixa central, encontra-se pendurada uma pintura a óleo sobre madeira, emoldurada e fisicamente independente do resto da peça. Representa Jesus Cristo em busto, com a boca entreaberta e com o rosto ligeiramente inclinado para a sua esquerda, coroado com a coroa de espinhos, e com gotas de sangue na testa que lhe deslizam até ao pescoço. O cabelo é castanho, caindo até aos ombros, e possui bigode e barba também castanhos. Os ombros estão cobertos por uma manta (ou capa) vermelha. O seu olhar denuncia uma sensação de prostração, sem no entanto indiciar uma dor física. A expressão Ecce Homo [Eis o homem], terá sido, segundo o evangelho, proferida por Pôncio Pilatos ao apresentar Jesus Cristo aos judeus, e por isso, na iconografia cristã costuma chamar-se Ecce Homo às representações de Cristo em sofrimento. Ressalta nesta peça a falta de proporção entre o busto de Cristo e as figuras das abas, representadas de corpo inteiro. A peça possui ainda, na sua colocação original, um molho de alfazema, atado com uma fita, colocado na parte central, junto à imagem de Cristo. Sabe-se que em Dezembro de 1921 esta peça se encontrava na residência de Afonso Lopes Vieira em Lisboa, pendurada na parede do lado direito da lareira, de uma sala de estar, como se pode ver em fotografia publicada na Ilustração Portuguesa de 10 de Dezembro de 1921, p.449 (in Hemeroteca Digital)

Incorporação: Doação (1947)
Localização: Casa-Museu – Sala/ Escritório
Datação: [1919-]
Autoria: Desconhecida

Sendo um dos atributos de S. João Baptista um estandarte com a legenda “Ecce Homo”, poderá tratar-se aqui da sua representação. Embora representado sem os atributos convencionais, está numa composição encimada por essa mesma legenda “Ecce Homo”. Cf. TAVARES, Jorge Campos – Dicionário de Santos. Porto: Lello e Irmão editores, 1990, p.82-83

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